-São Paulo, capital gastronômica do Brasil. Que tal explorar essa virtude tão bem exaltada?
-Mas já é um assunto tão batido.
-Por quê?
-Ah! Porque existem diversos sites e blogs por aí que já falam sobre isso.
-E se abordarmos de forma diferente? E se formos pessoalmente, em bares e restaurantes e não só entrevistarmos, mas vivermos a experiência do lugar para podermos mostrar ao público do nosso blog como realmente é o lugar?
-Sim, aí não fica de forma superficial e ainda de quebra mantemos um contato agradável com o leitor. Saímos da mesmice que vemos por aí não é?!
-Então ta! Vamos fazer assim, a cada quinze dias visitamos um bairro a procura de lugares bons e interessantes e postamos aqui no blog. Com vídeos, fotos e tudo o que o leitor precisar pra ver realmente como é o lugar.

E assim começou a idéia do Gourmet Paulistano, um blog que deixa de lado todo o papo superficial pra mostrar o que você, leitor, pode aproveitar de melhor nos lugares que visitamos.

Quer aproveitar a São Paulo gastronômica de que tanto ouviu falar? Então veja e aproveite as nossas experiências, pra poder saber onde você pode ir para aproveitar uma balada, um jantar a dois, uma boa comida típica ou mesmo os pratos mais excêntricos da cidade.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Tatuapé: pequena cidade em São Paulo

“Tatuapé é uma cidade grande do interior dentro de São Paulo. Você tem muita facilidade pra fazer amizade com o pessoal da rua. As pessoas se encontram, se cumprimentam. A diferença é que o poder aquisitivo aqui é maior”. É assim que Antonio Nagle, proprietário de um dos restaurantes que visitamos, definiu o bairro que escolheu para tocar seu negócio quando veio de Marília, interior de São Paulo.

Localizado no Sudeste da cidade, o Tatuapé surgiu com as vinícolas do século XIX e se modernizou até se tornar um dos distritos mais sofisticados de São Paulo, concentrando hoje uma população de alto poder aquisitivo e muitos idosos. Foi lá que passamos a última semana, procurando, entre tantas opções, lugares diferentes e aconchegantes.


É de Baba...


Foi em uma manhã de sexta-feira que nossa equipe conheceu o Baba Japi, restaurante de comida árabe na rua Serra do Japi, número 859. Durante nossa conversa com Antonio Nagle, proprietário do restaurante, percebemos como é próxima a relação com os funcionários: abraços e clima amigável sempre. Assim começava mais um dia de trabalho, ao som de música árabe.


O Baba Japi nasceu a partir da venda de comida árabe pela irmã de Antonio, há mais de 20 anos. A idéia tornou-se uma pequena lanchonete e acabou virando um restaurante em Marília, que cresceu até possuir três estabelecimentos na cidade, inclusive dentro de um shopping. Quando Marília ficou pequena, Antonio logo pensou em São Paulo, e se instalou no Bairro do Tatuapé que, segundo ele, “está se tornando outra Vila Madalena” no ramo dos restaurantes. Inaugurado em janeiro de 2009, o restaurante funciona de terça-feira a domingo, das 10 horas até o último cliente.


Antonio Nagle está no restaurante pela manhã e à noite, quando o movimento é mais intenso e ele vai de mesa em mesa “saber como estão sendo atendidos, se estão gostando da comida e se tem alguma sugestão ou reclamação a fazer”. Ele nos convidou a conhecer a cozinha e o resto do restaurante dizendo não ter medo de críticas, já que “restaurante para agüentar 20 anos tem que ter comida boa e nunca ter feito bobagem nenhuma”. A princípio o cardápio não sofreu alterações ao vir para São Paulo, mas hoje novos pratos já estão sendo desenvolvidos visando o maior poder aquisitivo dos paulistanos. A filial daqui é a única que vende lanche natural e o preço médio é de 24 reais por pessoa. Ele diz não conhecer no local outro restaurante árabe com tamanha variedade de pratos. No entanto, o cardápio conta com poucos tipos de sucos.


O Baba Japi também possui pratos à la carte e serviço de entrega, mas o ambiente é um pouco apertado, o que dificulta a acessibilidade de cadeiras de rodas, carrinhos de bebê e pessoas com dificuldade de locomoção.

A especialidade da casa é o Carneiro à caçadora, e a caça não fica só na comida, Antonio tem uma brincadeira com os clientes: se eles não gostarem do prato, não pagam; mas se aprovarem e ainda disserem "hum..." , ele cobra 10% a mais. " Tem um dos funcionários só de olho nisso", acrescenta, uma "brincadeira" saudável e que rende. Ele diz nunca ter perdido uma só aposta.

Toda sexta-feira, a partir das 21 horas, tem apresentação de dança do ventre. Dançarinas sozinhas, duplas e até homens, como no especial Dia das Mães, que acontecerá neste sábado, 8 de maio.

Nesse momento o ambiente se transforma, e um típico jantar vira um inusitado acontecimento. Tatiane Medina, 23, formada em direito, começou a dançar desde os 13 anos, e é sempre acompanhada da mãe ou da avó, a dona Vilma, em suas apresentações; a noite que registramos sua dança, descobrimos que ela foi convidada a pedido de clientes que voltaram ao restaurante só para vê-la novamente, depois da primeira apresentação no Baba há 2 semanas. Ela começou nessa arte, não pela redescoberta do corpo ou por um hobby lucrativo como ela disse, mas da “dança pela dança”.


Restaurante Baba Japi

Rua Serra do Japi, 859

Contato: 2093-1400 / 2093-0060


Funcionamento: Terça a domingo das 10h até o último cliente

Delivery : Terça a domingo das 17h00 às 23h00





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

© 2010 | Gourmet Paulistano | Por TPV