-São Paulo, capital gastronômica do Brasil. Que tal explorar essa virtude tão bem exaltada?
-Mas já é um assunto tão batido.
-Por quê?
-Ah! Porque existem diversos sites e blogs por aí que já falam sobre isso.
-E se abordarmos de forma diferente? E se formos pessoalmente, em bares e restaurantes e não só entrevistarmos, mas vivermos a experiência do lugar para podermos mostrar ao público do nosso blog como realmente é o lugar?
-Sim, aí não fica de forma superficial e ainda de quebra mantemos um contato agradável com o leitor. Saímos da mesmice que vemos por aí não é?!
-Então ta! Vamos fazer assim, a cada quinze dias visitamos um bairro a procura de lugares bons e interessantes e postamos aqui no blog. Com vídeos, fotos e tudo o que o leitor precisar pra ver realmente como é o lugar.

E assim começou a idéia do Gourmet Paulistano, um blog que deixa de lado todo o papo superficial pra mostrar o que você, leitor, pode aproveitar de melhor nos lugares que visitamos.

Quer aproveitar a São Paulo gastronômica de que tanto ouviu falar? Então veja e aproveite as nossas experiências, pra poder saber onde você pode ir para aproveitar uma balada, um jantar a dois, uma boa comida típica ou mesmo os pratos mais excêntricos da cidade.

domingo, 4 de abril de 2010

Restaurante que não parece restaurante


Pequeno, cheio de coisas velhas. Um retorno ao passado de várias gerações. Parece papo de museu, mas esse é o ambiente do Restaurante Santa. Madalena. Ser diferente é o charme do local. Lucia Sequerra é a chef e proprietária do estabelecimento que foi uma antiga mecânica da Rua Santa Madalena, 27 há dez anos. A cozinha que ela estabeleceu no Santa recebe influências de diversos países, como Itália e França, com destaque na culinária mediterrânea, pois a família de Lúcia tem origens próximas ao Egito e Marrocos. Os pratos típicos dessa região recebem muitas especiarias, azeitonas e azeite.



Ao entrar lá, mesas e cadeiras antigas de segunda mão, rádios e vitrolas quebrados, dentre outros itens doados pelos clientes e moradores locais são os detalhes que mais chamam a atenção. Veja no álbum do Flickr para ter uma ideia do que estamos falando. O cliente que entra pela primeira vez pode ficar desacostumado na escolha dos pratos, pois o Santa Madalena aboliu o cardápio. Os pratos são apresentados na hora, e os clientes que já conhecem a casa recebem um mailing contendo as novidades que eles podem comer no restaurante. Mas na primeira visita, você come o que está disponível – às vezes o estoque falta e causa alvoroço. Lucia explica que tomou essa decisão pois quase nunca o cardápio era olhado.



A música ambiente vem de uma coleção de vinis que varia do MPB, como Tim Maia, Chico Buarque, Caetano, Nara Leão e Maria Betânia, até internacionais como Elvis, Beatles, Sting , Santanna, Deep Purple e Guns’n Roses, passando por algumas raridades como a trilha sonora do filme Metropolis, referência cinematográfica no final dos anos 1920.



Um dos fregueses, que é DJ, costuma levar seus discos e se apresentarpor ali. Lucia diz ser eclética, mas para manter um clima tranquilo ela restringe alguns estilos, como rock muito pesado ou música sertaneja, para evitar "bagunça". O Santa Madalena já foi palco de encontros que viraram casamentos e memoráveis barracos, inclusive com famosos. Lucia relembra que alguns já tentaram sair sem pagar com desculpas como a do "limite do cartão de crédito". Mas nem tudo é guerra na história do restaurante, o lugar está repleto de lembranças de grandes elos de amizade também, literalmente. Em uma das paredes do local há uma planta do projeto original da Catedral da Sé, doado por um engenheiro que é amigo do marido de dela.


Restaurante Santa Madalena

Rua Santa Madalena , 27

Contato: 3287-6999

Funcionamento

Almoço: Segunda a Sexta das 12h00 as 14h30

Jantar: Quarta a Sábado das 19h00 a 01h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

© 2010 | Gourmet Paulistano | Por TPV