-São Paulo, capital gastronômica do Brasil. Que tal explorar essa virtude tão bem exaltada?
-Mas já é um assunto tão batido.
-Por quê?
-Ah! Porque existem diversos sites e blogs por aí que já falam sobre isso.
-E se abordarmos de forma diferente? E se formos pessoalmente, em bares e restaurantes e não só entrevistarmos, mas vivermos a experiência do lugar para podermos mostrar ao público do nosso blog como realmente é o lugar?
-Sim, aí não fica de forma superficial e ainda de quebra mantemos um contato agradável com o leitor. Saímos da mesmice que vemos por aí não é?!
-Então ta! Vamos fazer assim, a cada quinze dias visitamos um bairro a procura de lugares bons e interessantes e postamos aqui no blog. Com vídeos, fotos e tudo o que o leitor precisar pra ver realmente como é o lugar.

E assim começou a idéia do Gourmet Paulistano, um blog que deixa de lado todo o papo superficial pra mostrar o que você, leitor, pode aproveitar de melhor nos lugares que visitamos.

Quer aproveitar a São Paulo gastronômica de que tanto ouviu falar? Então veja e aproveite as nossas experiências, pra poder saber onde você pode ir para aproveitar uma balada, um jantar a dois, uma boa comida típica ou mesmo os pratos mais excêntricos da cidade.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Importado Nacional



Começamos nosso primeiro post no bairro da Bela Vista. O lugar é conhecido pelas cantinas italianas e histórias de imigrantes, por isso ficou difícil apresentar um estabelecimento que se diferenciasse. Antes de encontrarmos um local com uma proposta nova, vimos que o Museu da Memória do Bixiga reabriu. Lá encontramos preservados diversos quadros e ferramentas antigas. Seguimos então na busca por um restaurante diferente. E esse lugar fica na Rua Rui Barbosa, 206 - se chama Restaurante Amazônia.


Ambiente curioso. Não tem macarrão, a cozinha é típica do estado do Pará. Além disso, percebemos que os pratos do Amazônia não chamam a atenção apenas de conterrâneos que moram em São Paulo ou turistas da região Norte, mas também de muitos descendentes de japoneses que buscaram uma comida diferente das massas italianas, muito comuns na Rua Treze de Maio.




A equipe conversou com a gerente Dulcinéia do Nascimento. Ela conta que pelo fato de os pratos serem típicos, às vezes faltam alguns itens. Para essas horas de aperto ela conta com o restaurante Tordesilhas como um fornecedor amigo.Ali a cultura da região Norte do Brasil se mescla com a cultura italiana do bairro. O teto, por exemplo, é decorado com grandes bandeiras nas cores vermelha, branca e verde. Mas essas também são cores amazônicas, pois o branco simboliza a tapioca, o verde da mata e o vermelho do Bio Garantido da festa de Parintins, que ocorre em Manaus todos os anos. Curiosidade: garçons de chinelos e com uma grande arara azul estampada nas costas das camisetas.


Os clientes são bastante reservados. Cláudio Sadatoshi, por exemplo, ficou um pouco receoso de conversar conosco, mas pudemos ver que ele gosta muito do lugar. Quando visitou o restaurante pela primeira vez foi sozinho; a originalidade do lugar o agradou e no domingo que o conhecemos (14/03) ele estava com toda a família. Elogiou o Pato no Tucupi, prato conhecido pelo sabor curioso que mistura a ardência dos apimentados com a dormência causada pelo jambú, pequena fruta verde e vermelha muito usada no Pará.


Curiosidade: já viu feijoada sem feijão? No Norte do país existe, e se chama Maniçoba. Ela é feita com casca de mandioca curtida durante uma semana. E tem um cheiro muito bom, diga-se de passagem.


Durante a época de caranguejo no Pará, o Amazônia oferece esse crustáceo em algumas quintas-feiras do mês. E ainda rola uma sessão de Carimbó, dança típica, inspirada no batuque africano.Na hora de ir embora decidimos experimentar um dos produtos da casa, uma porção de açaí nativo e, para quem acha que ele é doce, se engana. É amargo e combina com farinha d’água ebastante açúcar.



Conheça mais detalhes do restaurante em nosso álbum.





Restaurante Amazônia


Rua Rui Barbosa, 206


Contato: 9121-6196 e 3142-9264


Funcionamento


Segunda e Terça das 12h00 às 16h00


Quarta a Sábado das 12h00 às 16h00 / 19h00 às 23h30


Domingo das 12h00 às 22h00








Autoria do vídeo - Antônio Rosado Jr.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

© 2010 | Gourmet Paulistano | Por TPV